Metodologia CTM

Não é só sobre o que fazer… é como fazer
A Olimpus não foi criada para ser só mais um entre vários cursinhos que existem para dizer para você o que fazer mas sem apresentar alternativas e caminhos. Pare e pense: você já estuda numa escola regular, possivelmente, há mais de 12 anos. Quantas vezes alguém realmente sentou do seu lado e disse, de forma pessoal e sem soluções genéricas, como você deveria fazer para aprender matemática básica, por exemplo? Ou, quando foi que te apresentaram com sustentação científica e filosófica os estudos que mostram os métodos eficientes focados em performance que podem ser aplicados nas condições reais de estudo? Possivelmente nunca.
Porém, nossa única opção para fazer com que a Olimpus pudesse ser reconhecida como desejávamos era ter uma percentual de aprovação realmente espetacular. Assim, usando a nossa experiência e tudo o que estudamos de neurociência e antropologia voltada à aprendizagem formulamos um método que hoje consideramos perfeito e aplicável para qualquer estudante que deseje estudar com foco total em performance e vestibulares de medicina ou outros cursos de alta concorrência.
CTM: Conteúdo, Treino e Mentoria
Não se trata de reinventar a roda, mas de ter inteligência para não apostar em soluções discutíveis e excelência para acrescentar o novo e aprimorar o que sempre funcionou.

Conteúdo
O primeiro pilar do nosso método é o domínio sólido e consciente do conteúdo.
Cada aula é pensada para ser completa, densa e didática — não apenas “transmissão”, mas construção de raciocínio.
Todos os professores seguem protocolos próprios de ensino ativo, baseados em neurociência, que priorizam atenção, compreensão e memória de longo prazo.
O aluno aprende a pensar como quem elabora a prova, entendendo não só o “como”, mas o “porquê” de cada tema.
📘 Conteúdo é o ponto de partida, não o ponto final.

Treino
O segundo pilar é o treino.
Na Olimpus e no Atlas, treinar não é repetir exercícios, é desenvolver estratégia. Os simulados, listas e revisões seguem protocolos de frequência, peso e incidência (FPS), integrados ao cronograma de cada aluno.
Assim, ele aprende a resolver com velocidade, precisão e autoconfiança — como um atleta que treina a mente para competir.Cada etapa do treino é planejada para transformar conhecimento em desempenho real.
🏁 Treino é o que transforma potencial em resultado.

Mentoria
O terceiro pilar é o coração da metodologia: a mentoria personalizada.
Cada aluno aprende a gerir sua rotina, compreender seus pontos fortes e corrigir seus erros com acompanhamento individual e protocolos de autogestão.
A mentoria une ciência, empatia e técnica: o aluno deixa de ser um espectador e se torna protagonista do próprio aprendizado.
Nosso objetivo é que cada estudante saiba exatamente o que estudar, quando estudar e como estudar — até o dia da prova.
🧩 Mentoria é o elo que transforma método em trajetória pessoal.
Sob um aspecto puramente técnico, a metodologia da Olimpus parte do reconhecimento de que o aprendizado é um processo integral, que envolve tanto os mecanismos neurobiológicos descritos pela neurociência contemporânea quanto a estrutura intencional do conhecimento humano. Aprendizado em alta performance se dá a partir da atenção dirigida, da prática organicamente transformada em rotina e da apreensão plena dos conceitos resultando em real desenvolvimento intelectual e aumento progressivo e concreto de confiança em si mesmo.
É ciência e filosofia aplicada à performance

“Os estudantes que foram testados lembraram significativamente mais após uma semana do que aqueles que apenas revisaram o material.”
Roediger & Karpicke (2006) – “Test-Enhanced Learning: Taking Memory Tests Improves Long-Term Retention”
(Psychological Science, 17(3), 249–255)

A inteligência floresce quando a pergunta é levada a sério.”
— Bernard Lonergan, Insight

“Mesmo sem atender ou ler a mensagem, a distração induzida pela notificação compromete a eficiência cognitiva de forma mensurável.”
Stothart, Mitchum & Yehnert (2015) – “The Attentional Cost of Receiving a Cell Phone Notification”
(Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, 41(4), 893–897)

“A excelência não é um ato, mas um hábito.” — Aristóteles, Ética a Nicômaco, II, 1103a

“Os achados sugerem que as pessoas aprendem de modo eficaz utilizando uma combinação de modalidades sensoriais, e não apenas aquela que acreditam preferir.”
Krätzig & Arbuthnott (2006) – “Perceptual Learning Style and Learning Proficiency”
(Journal of Educational Psychology, 98(1), 238–246)

“O aprendizado é a arte de converter o erro em informação.”
— Stanislas Dehaene, How We Learn: Why Brains Learn Better Than Any Machine… for Now, 2020