Nós somos a Olimpus

Nosso pré-vestibular surgiu em 2015 em Vitória-ES como um curso voltado para específicas de química, biologia, física, matemática e redação para atender alunos que desejavam alcançar aprovação em medicina e outros cursos de ampla concorrência. Em pouco tempo, alcançamos resultados extraordinários ao fazermos algo que outros cursinhos não fazem mas que é constrangedoramente óbvio… personalizar o processo de preparação para cada aluno.
Experiência, filosofia e muita neurociência. Nascia um método
Num cenário de grandes cursinhos já consolidados, nós só tínhamos uma chance: ter o maior percentual de aprovação já visto, tão alto que deveria chamar a atenção do mercado inteiro. Mas essa não era uma tarefa fácil, afinal nós fundadores já éramos professores dos maiores pré-vestibulares do estado e vimos por centenas de vezes o drama de grandes alunos que dedicavam horas e horas de seus dias aos estudos e, mesmo com boa capacidade intelectual, demoravam até 5 anos para obter a aprovação ou até desistiam! Para nós era muito claro que algo não fechava… havia um alguma coisa a mais que os cursinhos deveriam fazer mas que não faziam. E víamos também a boa vontade de muitos outros professores, coordenadores e diretores desses mesmos cursos. Em grande parte das vezes não se tratava de desinteresse, mas de seguir dançando conforme uma música que já tocava há muitas décadas. Nossa conclusão foi de que não era algo que eles não queriam fazer, mas sim que não conseguiam executar. Foi aí que nossos olhos se abriram: dado o grande volume de alunos, a preparação seguia usando receitas prontas (e que funcionavam em grande parte das vezes) mas deixando de lado o principal: como cada indivíduo é! Foi aí que pensamos: “e se a gente pegasse na mão de cada aluno e desse a ele não apenas aulas, mas orientações efetivas, como um treinador ou personal faz com um atleta?”.
Nos nossos primeiros três anos tínhamos como tarefas dar as melhores aulas que os alunos já tinham visto, elaborar os melhores materiais, continuar analisado todas as provas e estudar profundamente artigos, livros e textos voltados à aprendizagem, desde o ponto de vista da antropologia e psicologia até a neurociência moderna. Isso resultou na criação de um setor em nosso grupo, inicialmente chamado de Departamento de Mentoria de Estudos e hoje chamado de Departamento de Engenharia Educacional, em que documentamos todos os processos e desenvolvemos novos métodos com um fim prático muito claro: desenvolver métodos para que qualquer pessoa consiga aprender de modo eficiente e ser capaz de alcançar grandes resultados em vestibulares ou outros exames de alta concorrência e exigência.
Três letras e muito sucesso
CTM. A solução do problema estava bem debaixo dos nossos narizes e podia ser resumida em apenas três letras: C (Conteúdo), T (Treino), M (Mentoria). Os bons cursinho só faziam a primeira parte (boas aulas de conteúdo) e paravam por aí. Uma aula de excelência e conteúdo completo são pré-requisitos. A gente precisava ir além. Percebemos que treinar não podia se resumir apenas a fazer os exercícios da apostila capítulo a capítulo e nem ter umas aulinhas esporádicas tipo “curso Enem”, “curso Uerj”, “curso Fuvest”… não, o treino precisava ser estratégico, contínuo e orgânico, isto é, deveria fazer parte da rotina do alunos desde o começo com protocolos de conteúdos extras, avançados e de revisão. Mas, nada disso fazia sentido se não olhássemos para cada alunos e pudéssemos dizer “eu quero te ouvir”. Por isso amarramos tudo com a autogestão e a mentoria: cada aluno precisa conhecer as etapas de sua preparação conhecer os planos básicos de ação e de contingência ao longo dos diferentes períodos do ano. Um atleta tem a biodinâmica específica de cada exercício cristalizada em sua prática cotidiana. Nosso aluno deveria ser igual. Mas, para além disso, quisemos ousar ao extremo: Em nossos programas de estudo mais completos, cada aluno teria um mentor de estudos individual, treinado conforme a nossa metodologia para acompanhá-lo até a porta da universidade. E assim fizemos. Hoje, a Olimpus forma mentores, muitos dos quais foram alunos nossos aprovados em medicina por nós.
Uma chuva de resultados
Desde o começo aquele nosso objetivo de ter resultados totalmente fora do padrão foram alcançados. Em nosso segundo ano de vida já alcançamos o segundo lugar de medicina na Universidade Federal do Espírito Santo (Doutora Bianca Rosa, você faz parte da nossa história). E o percentual e número absoluto de aprovados só foi crescendo… Com o desenvolvimento de nossa metodologia chegamos ao que somos hoje: um curso que mesmo com salas de aulas com número reduzido de alunos, tem mais de 500 aprovações em medicina nas melhores universidades públicas do país!
Do presencial para o online e para SUA APROVAÇÃO
Até o ano de 2024 o Programa Online da Olimpus era reservado apenas para os alunos do nosso presencial como mais um complemento para sua preparação. Em 2025 disponibilizávamos duas modalidades de alta eficiência do nosso pré online, que passaria a se chamar Atlas, para alunos externos e para os próprios alunos da Olimpus (todos os alunos da Olimpus são alunos Atlas também). A partir de 2026 o Atlas terá três modalidades de preparação: Essencial, Estratégica e Suprema, integrando plenamente toda metodologia da Olimpus que aprovou centenas de alunos e oferecendo-a para todo país. Nosso objetivo é ousado como foi com a Olimpus em seu início: ser o primeiro pré-vestibular personalizado e de alta performance do Brasil, usando todos os elementos do CTM: conteúdo completo de alta densidade, Treinamento estratégico, revisional e contante e Mentoria de estudos individualizada, mesmo online!
Se você está aqui, agora, é porque está considerando estudar conosco. Nós ficaremos realmente muito orgulhosos de poder contribuir para mudar também a sua vida. Nós vamos juntos até a porta da Universidade. Já vai encomendando o jaleco…